Há 10 anos a Romênia conquistava seu segundo título olímpico por equipes
Exatamente hoje, 19 de setembro, há dez anos, em 2000, na edição de Sydney das Olimpíadas, a Seleção Romena de Ginástica Artística conquistava seu segundo título por equipes. Andreea Raducan, Simona Amanar, Maria Olaru, Loredana Boboc, Claudia Presacan e Andreea Isarescu eram as representantes do país naquela ocasião.
Essa fora a primeira vez que as romenas conquistaram o ouro olímpico no TF em uma olimpíada não boicotada [o primeiro ouro por equipes aconteceu em Los Angeles, olimpíada na qual a URSS - maior potência na época - não participou]. As romenas não eram as favoritas para conquistar o título. As russas haviam se classificado em primeiro lugar para a final, com cerca de um ponto a frente das romenas.
Porém, como as posições no pódio são definidas apenas quando a última atleta se apresenta no último aparelho, a Romênia venceu - aquele considerado por mim - o melhor Team Final da história. As romenas nem sempre são as mais preparadas, com as séries mais difíceis, mas conseguem manter o equilíbrio e o controle do psicológico e é por isso que muitas vezes acabam conquistando o primeiro lugar.
Confira algumas séries que fizeram da Romênia campeã naquele dia:
Andreea Raducan - Solo
Simona Amanar - Trave
Claudia Presecan - Trave
Post a Comment